A Munditubo – Andaimes, Máquinas e Equipamentos, Lda. é uma sociedade por quotas fundada em 14 de Maio de 1980, registada na Conservatória do Registo Comercial do Seixal sob o n.º de matrícula 500 961 247.

O objecto social do começo incidia na produção de Andaime Tradicional elaborado nas suas primeiras instalações situadas na freguesia de Fogueteiro.

Decorridos oito anos de actividade fabril e com uma evolução expressiva no volume de negócios a cada exercício, a empresa sentiu a necessidade de implantar-se em instalações próprias dotadas de mais valências técnicas e áreas de laboração/armazenagem maiores, inaugurando a nova sede no Casal do Marco com vista a incrementar a capacidade de resposta ao desenvolvimento do sector da Construção Civil e Obras Públicas português.

Em 1982, os seus sócios-gerentes, Acácio Nunes Matias e Dália Martins da Cruz Matias, constituem a empresa Benfarras Comercial situada em Benfarras – Boliqueime no concelho de Loulé (Algarve).

A par da actividade fabril centrada na produção de andaimes, a Munditubo expandir-se-ia comercialmente firmando várias representações exclusivas: um âmbito que foi relevante na afirmação da empresa no mercado nacional como fornecedor de equipamentos fiáveis e inovadores.

Na sua sede social na Av. 1 de Dezembro de 1640, n.º 503, Casal do Marco, seriam posteriormente edificados um Show-Room com uma área de 1700 metros quadrados, e uma sala consignada à Formação, ocupando 70 metros quadrados.

Em 1992, implementando um programa de expansão nacional, inicia a participação em feiras dedicadas à Construção Civil e Obras Públicas, nomeadamente na Simac, mais tarde Tektónica, celebrada anualmente na Feira Internacional de Lisboa; na Concreta, realizada na Exponor (Matosinhos), na Femop (Batalha) ou na Fatacil de Lagoa (Algarve).

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) em parceria com a Caixa Geral de Depósitos distinguiram a Munditubo com o prémio Empresa Excelência (Sector Comércio) em 1999, 2000 e 2001, ano em que terminou esta iniciativa. Mais tarde, em 2008 e já em 2014, a empresa recebe a distinção empresarial PME Líder.

Em 18 de Dezembro de 2006, por escritura pública, seria efectuada a cessão de quotas (50% do capital social) que o sócio-gerente Acácio Nunes Matias detinha na empresa Andaluga, Lda. em favor da nova titular Munditubo – Andaimes, Máquinas e Equipamentos, Lda. – transferência integralmente liquidada na realização da escritura.

Em finais de 2007, a Munditubo adquire novas instalações, situadas numa localização privilegiada de Lisboa: constituídas por um edifício com áreas de exposição e armazenagem, parques exteriores e estacionamento subterrâneo,  na Rua da Guiné, n.º 12, Prior Velho – Sacavém (final da A1-Segunda-circular), foram inauguradas oficialmente numa cerimónia dirigida aos clientes de Portugal, Angola e Cabo Verde, representadas e amigos, que decorreu nos dias 28 e 29 de Março de 2008.